Quinta, 18 de Abril de 2024

Votuporanga tem 1.269 casos de dengue e reforça combate

29/11/2015 as 17:25 | Votuporanga | Da Redaçao
O Ministério da Saúde divulgou nesta semana um levantamento que aponta a situação dos municípios com relação à dengue.

Há 199 cidades no país em situação de risco. Votuporanga é apontada como índice satisfatório, a situação é confortável, entretanto se a população descuidar, a proliferação do mosquito Aedes aegypti pode aumentar.

O índice LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) de Votuporanga é de 0,7, o que é tido como satisfatório pelo Ministério da Saúde. O depósito predominante na cidade é em domicílios.

Neste ano, de janeiro a 25 de novembro, foram registrados 1269 casos positivos de dengue em Votuporanga. Não houve nenhuma morte causada pela doença. De acordo com o Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), a melhor forma de se evitar a dengue, febre do chikungunya e zika vírus, é eliminar os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito Aedes Aegypti.

Para tentar diminuir os casos de dengue, o Secez tem realizado um trabalho de combate ao mosquito, com os agentes de endemias da Vigilância Ambiental. Há visitas às residências durante o ano todo quando os moradores são orientados. Também é feito o trabalho de educação de combate à dengue nas escolas e instituições. Deixar o quintal limpo e sem acúmulo de água ajuda a combater ainda doenças como a Febre chikungunya, zika vírus, leishmaniose e aparecimento de escorpiões e caramujos.

Em 2015, foram registrados pela Vigilância Epidemiológica dois casos suspeitos de chikungunya e um suspeito de zika vírus, porém todos foram descartados.
Índice do Ministério da Saúde O resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) indica 199 municípios brasileiros em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e zika.

Isso significa que mais de 4% das casas visitadas nestas cidades continham larvas do mosquito.

(Leidiane Sabino – A Cidade)
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com