terça, 26 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Pesquisadores usam tempero da culinária contra mosquito da dengue

Cientistas brasileiros desenvolveram um pó que mata as larvas do mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya, o Aedes Aegypti. A novidade é uma substância encontrada num ingrediente da…

Cientistas brasileiros desenvolveram um pó que mata as larvas do mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya, o Aedes Aegypti. A novidade é uma substância encontrada num ingrediente da culinária.
Pesquisadores do departamento de física da USP de São Carlos, descobriram que uma substância encontrada na raiz do açafrão da terra, a curcumina, corrói o intestino da larva se tiver como reagente água e luz. As imagens microscópicas, que foram ampliadas, mostram o intestino da larva com o pó alaranjado e depois a destruição do organismo.
“A luz mais a substância gera uma reação oxidativa, destruindo por completo as partes internas da larva e portanto causando a sua morte”, explica Vanderlei Bagnato, pesquisador da USP.
O pó pode ser despejado em recipientes que acumulam água e servem de criadouros do mosquito da dengue como pratos e vasos com plantas. Os testes em laboratório mostraram que em contato com a substância as larvas podem morrer em até duas horas. Quanto mais luz no ambiente, mais rápido é o efeito.
Após quatro anos de ensaios, os melhores resultados foram obtidos sob a luz do sol.
“Nós observamos que as larvas que estavam diretamente expostas ao sol morreram em apenas duas horas, e as larvas que foram expostas a lâmpadas fluorescentes, a luz artificial ou aquelas que estavam em locais sombreados elas apresentaram uma mortalidade em 24 horas”, afirma Larissa Marila De Souza, pesquisadora da USP.
Como o pó tem apenas componentes naturais não faz mal ao homem nem ao meio ambiente.
“Tem vantagem sobre o pesticida porque é totalmente biodegradável”, diz o pesquisador.
Apresentada como novidade em congressos internacionais, a descoberta é mais uma esperança na guerra contra o mosquito.
Ainda não existe uma previsão de quando esse pó vai estar disponível.

Notícias relacionadas