Terça, 16 de Abril de 2024

Grupo faz "beijaço" em bar que teria expulsado casal gay

01/02/2015 as 23:35 | | Da Redaçao
Um grupo de manifestantes participou de um ato contra a homofobia na noite deste sábado (31) no Milwaukee American Bar, em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo). A ação terminou com um "beijaço" entre cinco casais dentro do bar em protesto à suposta expulsão de um casal de mulheres do local, no fim de semana anterior.

O ato reuniu 80 pessoas, segundo a organização. Por volta das 18h, munidos de cartazes, os manifestantes se concentraram em uma rotatória a 500 metros do estabelecimento e depois seguiram em passeata até o bar. A Polícia Militar acompanhou o trajeto e auxiliou no bloqueio do trânsito.

A manifestação, organizada pela Frente Feminista de Ribeirão Preto nas redes sociais, apresentava inicialmente mil confirmações de presença. "Mas nem todo mundo que confirma, vai", disse a estudante de psicologia Natália Feitosa, 24, que administrou o evento na internet.

Segundo Natália, como houve demora na liberação do acesso ao grupo, já que o bar exige cadastro e entrega de comanda para a entrada, parte dos manifestantes foi embora.

Ao fim, apenas dez pessoas conseguiram entrar no bar, deram um beijo-manifesto e foram embora.

Segundo a organizadora, durante o ato, o advogado do Milwaukee, Fábio Esteves Carvalho, conversava com o advogado Alexandre Bonilha, que atende as vítimas do suposto caso de homofobia e que não participaram do protesto.

A Folha não localizou Carvalho neste domingo (1º). Ninguém no bar atendeu as ligações da reportagem no final desta tarde.

Na sexta (3), véspera do ato, em sua página na internet, o Milwaukee postou um comunicado intitulado "Somos a favor de todo beijo", com referência ao episódio.

O CASO

A suposta expulsão do casal de mulheres ocorreu no último domingo (25). Segundo as duas, que são universitárias de 22 e 23 anos e não quiseram se identificar, após um beijo em público, em frente ao palco do estabelecimento, elas foram abordadas por um segurança e posteriormente expulsas pelo gerente da casa.

O casal registrou boletim de ocorrência e pretende acionar o bar por discriminação. O caso tomou grande repercussão nas redes sociais. Internautas classificaram a atitude do estabelecimento como homofóbica.

Em nota dois dias depois do incidente, o bar negou a expulsão baseada em critérios de orientação sexual e alegou que as garotas faziam parte de um grupo com "conduta inapropriada" e que tumultuava o ambiente.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com