sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Árvore “nasce” em poste na principal avenida de Fernandópolis

Milhares de pessoas que transitam diariamente pela Avenida Expedicionários Brasileiros em Fernandópolis nem atentaram para uma cena pouco comum: uma árvore que “nasceu” e teima crescer no alto de um…

Milhares de pessoas que transitam diariamente pela Avenida Expedicionários Brasileiros em Fernandópolis nem atentaram para uma cena pouco comum: uma árvore que “nasceu” e teima crescer no alto de um poste da rede de energia elétrica da Elektro. O “poste árvore” ainda pode ser visto na avenida, quase esquina com a Rua Amapá. É que a Elektro já anunciou que, “por medida de segurança”, vai retirar a pequena árvore que “nasceu” no alto do poste.

A árvore da Expedicionários ainda é pequena, mas há casos registrados pelo Brasil de árvores que chegaram a atingir mais de dois metros de altura no alto do poste. Foi o caso de uma figueira na cidade de Tubarão em Santa Catarina, que permaneceu 12 anos no alto do poste. Há três anos, a empresa de energia do Estado tentou retirar a árvore do local, mas a comunidade não permitiu. Foi necessário um acordo para que o “poste árvore” fosse retirado e “plantado” em um local mais seguro.

Em Várzea Grande (MT) a “árvore com tronco de concreto” é da espécie fícus e já tem cerca de 8 anos. Sua copa frondosa no alto do poste virou atração turística entre os moradores da cidade.

A muda de árvore que nasceu no alto do poste da Avenida Expedicionários Brasileiros deve ter poucos mais de um ano e apresenta uma copa com poucos galhos. “Há seis meses era uma muda pequena e agora cresceu bastante”, relatou comerciante da área. No caso de Fernandópolis, a Elektro já informou que um técnico esteve no local para avaliar a situação e relatou que “será necessário retirar a árvore por medida de segurança”.

Especialistas relatam que a semente de árvore pode ter sido depositada no alto de um poste por pássaros. “Essa alimentação se dá através de matéria orgânica e da fotossíntese. Evidentemente que a semente que ali caiu ou foi depositada, ela achou as condições mínimas necessárias pra que ela pudesse evoluir e aí fixou a raiz no poste. A partir daí começou a buscar os elementos e os minerais necessários para que pudesse continuar sua vida”, explicou especialista em botânica.

Técnicos consultados pelo jornal Tá na Mão apontam que, provavelmente, a pequena árvore aparenta ser da espécie “canelinha”, muito comum na arborização urbana da cidade.

Jornal Tá Na Mão

Notícias relacionadas