Terça, 16 de Abril de 2024

Cartola inicia lobby pela volta do mata-mata ao Brasileirão

17/12/2014 as 20:00 | Brasil | Da Redaçao
Ednaldo Rodrigues, presidente da Federação Bahiana de Futebol, colocou em pauta na sede da Confederação Brasileira de Futebol uma sugestão de mudança na fórmula do Campeonato Brasileiro. A principal é a volta do sistema mata-mata, com a definição inclusive dos times que iriam à Copa Libertadores.

Segundo a proposta de Ednaldo, as equipes se dividiram em dois grupos de 10 times cada, e iriam se classificar os quatro primeiros de cada grupo. Assim, iria se formar um grupo com 8 times, que jogariam entre si partidas de ida e volta. No final, os quatro primeiros se classificariam para o mata-mata da semifinal e final. Ainda assim, haveria uma decisão de terceiro e quarto para definir o representante direto na fase de grupos da Libertadores.

O encontro de Ednaldo contou com a presença do presidente da CBF, José Maria Marin, e do vice, Marco Polo Del Nero. “Foi um diálogo aberto. Analisamos e discutimos a fórmula do campeonato. De imediato, tudo foi encaminhado para o departamento de competições. Mas isso precisa ser amplamente discutido entre clubes, federações e televisão”, afirmou o mandatário. Ednaldo garantiu que as ideias agradaram a cúpula da entidade.

O principal argumento para a mudança sugerida para ele é acabar com a especulação de "entregada" de jogos da reta final do Brasileiro, como aconteceu esse ano. “Não teria mais essa história de mala branca. Além disso, como essa fórmula nova, o calendário ficaria mais enxuto e prejudicaria menos os clubes”, justificou Ednaldo.

Entretando, essa não foi a única pauta debatida entre os mandatários. O presidente da FBF também discutiu questões relacionadas ao futebol baiano, além de ter acompanhado o sorteio que definiciu os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil.

“Foi uma visita muito proveitosa. Ainda pude ver o sorteio da Copa do Brasil e conversar de questões relacionadas ao calendário e o regulamento geral de competições. Sempre somos muito bem recebidos na CBF, pois eles também sabem que, quando colocamos algo, é sempre com a esperança de fazer o futebol melhor”, encerrou Ednaldo.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com