Quinta, 18 de Abril de 2024

Fica a dica!

16/10/2014 as 17:01 | | Da Redaçao
A visita que Fausto Pinato fez à Associação de Amigos de Fernandópolis marcou, simbolicamente, uma ruptura entre o jeito antigo e a nova forma de fazer política na cidade.

Na ocasião, o deputado federal eleito fez questão de agradecer a cada um daqueles que contribuíram para a sua investidura, ressaltando que doravante “não iria olhar no retrovisor”, usando um eufemismo para dizer que está pronto para esquecer as agruras pelas quais passou.

No seu discurso, embora tenha sido muito clara sua mensagem subliminar, ao lembrar que, dentro daquela mesma entidade, sofreu forte rejeição de seus pares, excetuado o ilustre advogado José Pontes Júnior, a quem “nomeou” como seu embaixador no período eleitoral, Fausto mostrou que, se a cidade está de alma lavada, ele está de coração limpo.

A verdade é que o momento pede que os espíritos sejam desarmados e o consenso seja buscado, sob pena de ver, novamente, o bonde da história passar sem que a cidade aproveite o impulso fortalecedor que a sua eleição automaticamente provocou.

Óbvio que, mais do que palavras, esse momento pede ação imediata, porém, o primeiro passo foi dado por Fausto, cabendo às forças políticas e lideranças empresariais da cidade entenderem que também precisam fazer sua parte.

Embora os adversários insistam em dizer o contrário, a trajetória política de Fausto Pinato mostra que ele é um homem de grupo e isso, por si só, já denota a importância para que sejam agrupados em seu redor os anseios de um futuro promissor para a cidade.

Muito provavelmente, a vingar a sua pretensão conciliatória, nas próximas eleições municipais o quadro fernandopolense será muito diferente daquele pintado em 2012.

Para que isso ocorra, não basta, somente, a vontade do nosso deputado, mas, também, e principalmente, que nossas forças políticas compreendam a necessidade de deixar de lado os interesses pessoais e voltar a pensar nos interesses coletivos, até porque, a lógica mostra que, quando se cresce coletivamente, todos ganham, vide o exemplo da cidade vizinha.

O saldo que ficou da visita é que Fausto demonstrou que não vai se omitir nas questões de interesse da cidade e humildemente estendeu a mão. Agora, cabe à associação aceitar essa mão estendida e deixar de lado o viés político que adotou nos últimos anos, resgatando os princípios que a nortearam e voltar a recepcionar os anseios das entidades e clubes de serviço que fazem parte daquela que foi criada para ser a porta voz da sociedade civil organizada fernandopolense.

Deve, principalmente, deixar de ser instrumento usado apenas e tão somente para sacramentar a vontade deste ou daquele grupo político ou econômico. Se isso ocorrer, a cidade saberá agradecer!
Aliás, agindo dessa forma, teremos a certeza de que, no outro plano, o bom portuga Zé Maria, entusiasta da criação, estará irmanado com os pensamentos positivos do Dr. José Pontes, ideólogo da entidade.



Henri Dias é advogado em Fernandópolis (henri@adv.oabsp.org.br)
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com