Terça, 16 de Abril de 2024

O horário eleitoral gratuito

26/09/2014 as 10:01 | | Da Redaçao
Sentei-me para escrever sobre o horário eleitoral e a propaganda político partidário, quando me deparei com um texto forte, porém, muito real. Postado num blog baiano, retrata, em gênero, número e grau, o pensamento desse escriba. Vale a pena ler. Vale, ainda mais, como reflexão sobre a importância do voto. Então, vamos lá.

“O que deveria ser uma oportunidade para que o cidadão conhecesse melhor os candidatos, se tornou um espetáculo deprimente, que, pelas bizarrices que são apresentadas, causa um tremendo impacto negativo naqueles que tem um mínimo de sensibilidade. O famigerado “Horário Eleitoral Gratuito”, expõe aspectos da realidade do nosso universo político, capazes de tirar a esperança até dos mais otimistas.

Além dos pronunciamentos patéticos, que revelam, no abrir da boca, todo o despreparo de candidatos oportunistas, fica evidente a prioridade do jogo da publicidade, em detrimento da exposição franca de propostas, que deveria ser a finalidade principal do programa. Não há exposição de projetos autênticos; o que há é uma tentativa desesperada de adivinhar o que vai agradar mais à vítima, que neste caso é o eleitor que não tem espírito crítico. Publicitários medíocres e mercenários, se juntam a políticos oportunistas e mentirosos, para tentar vender ilusões.

Fracassam quando recriam os velhos modelos de enganação, baseados em falsas promessas, que são repetidas exaustivamente, ou em mexericos de quinta categoria. Isso quando não agem como um grupo decadente de senhoras fofoqueiras, que vivem pra acusar as vizinhas de má conduta. São toscos, patéticos, evidentemente despreparados e desprovidos de caráter, oportunistas. Em uma só palavra: ridículos. Causa ainda mais nojo e revolta, quando usam imagens de obras públicas para autopromoção.

A Legislação eleitoral, obsoleta, corrompida e lerda, permite que os gastos feitos com nossos recursos, muitas vezes em obras superfaturadas, sejam expostos diante dos nossos olhos incrédulos, como grandes feitos desses picaretas de ocasião. E quando já estão no poder faz tempo e garantem que, se reeleitos, vão fazer o que nunca fizeram? Alguém aqui é bobo o suficiente para compactuar com tamanha cara de pau?

O fato de muitos ainda decidirem o voto com base na propaganda eleitoral, seja no rádio, na TV, ou naquela que entulha nossos canteiros com cartazes imundos, torna ainda mais difícil mudar para melhor o panorama político do nosso país. Aí vale o velho jargão: cada povo tem o governo que merece!”
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com