Terça, 23 de Abril de 2024

Marinando

28/08/2014 as 17:03 | | Da Redaçao
O cenário político eleitoral brasileiro está todo bagunçado após a divulgação dos números das últimas pesquisas eleitorais. Embora haja alguma divergência entre os vários institutos, a verdade é que existem duas certezas até o momento: o crescimento de Marina e a queda de Dilma e Aécio, principalmente.

Existe um descontentamento de grande parte da população com a política e com os políticos, um grande grupo “que não quer saber de políticos tradicionais”. Dilma e Aécio são políticos tradicionais e não agradam a esse grupo.

Marina caiu como uma luva, porque, de maneira inteligente, “está se vendendo” como a alternativa diferente, se apresentando como alguém fora da política tradicional, o que efetivamente não é verdade, pois já militou no PT, no PV e tentou criar um partido que ainda não saiu do papel (a Rede) e hoje está no PSB.

A verdade é que, em toda eleição, sempre aparece um candidato que empolga uma parte do eleitorado, como já aconteceu como Cristóvão Buarque, Heloísa Helena e a própria Marina na eleição passada.
O risco da candidata, ao que parece, serão os ataques que virão de todos os lados, de agora em diante, e já começaram. O primeiro alvo foi o fatídico avião que vitimou Eduardo Campos e até agora não tem dono, porque ninguém vai querer indenizar as vítimas fatais e os danos materiais; depois, certamente, virão outros, já que, quem procura, acha.

Apesar disso, aquele eleitor que não quer saber da eleição e não quer saber de político está querendo a Marina, e esse grupo é grande. Desse jeito, com alguns apoios oportunistas que ela certamente terá, vai caminhando a passos largos para o segundo turno. E lá, só Deus sabe.

Enfim, Marina parece que encarnou no eleitorado o ideal de mudança. E quando o clima de mudança se instala, costuma ser avassalador. Todos esses acontecimentos estão ligados ao até aqui mal explicado e pouco estudado junho de 2013. Milhares nas ruas e milhões rejeitando partidos, políticos, sindicatos, etc. O clamor de mudança parece ter caído no colo de Marina Silva e surfando nessa onda ela vai “marinando” os adversários.

Henri Dias é advogado em Fernandópolis (henri@adv.oabsp.org.br)
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com