Sábado, 20 de Abril de 2024

Polícia investiga abordagem de guardas a morador de rua

12/08/2020 as 11:24 | Estado de São Paulo | SBT Interior
A Polícia Civil de São Paulo ​está investigando uma abordagem feita pela Guarda Civil Municipal de São José dos Campos a um morador de rua, na manhã da última segunda-feira (10). Moradores que passavam pelo local filmaram a aç​​ão​ e se revoltaram.

A confusão teria tido início quando Jair, que ​é morador em situação de rua​, tentou entrar em um mercado da cidade com a cadela no colo. Após ser impedido pelo guarda, uma discussão começou. O oficial alega que o morador de rua atirou café quente nele. Foi quando ele chamou reforço e mais dois civis foram ao seu encontro para ajudá-lo.

Mesmo depois de rendido, os oficiais continuaram a imobilizar o homem, algumas pessoas que passaram tentaram ajudá-lo, mas sem sucesso. Em meio à confusão, a cachorra de estimação de Jadir caiu dos braços dele e saiu correndo, mas foi encontrada e está bem.

A Polícia Civil ouviu as partes e instaurou um boletim de ocorrência por desacato à autoridade contra o morador de rua. Porém pessoas que testemunharam a ação também foram à delegacia e registraram boletins de lesão corporal por parte da Guarda Civil Municipal.

Em nota, a prefeitura de São José dos Campos informou que as imagens da ocorrência estão sendo analisadas pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal, para analisar as responsabilidades.

Já Felício Ramuth (PSDB), prefeito da cidade paulista, afirmou que viu excesso na ação dos guardas civis e pediu desculpas para o morador da cidade.
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com