Terça, 23 de Abril de 2024

Estrela d Oeste é campeã em casos de dengue na microrregião

30/05/2020 as 07:27 | Estrela d'Oeste | Da Redaçao
O município de Estrela d´Oeste, na região de Fernandópolis, é considerado um berço da dengue. Proporcionalmente, chega a números extremos e chama para um alerta sobre uma possível epidemia.

Com 8.462 habitantes, com base no senso do IBGE, a cidade registrou de janeiro a maio deste ano, cerca de 650 casos positivos para a Dengue. 7,6% da população já foi contaminada e, se seguir nesse ritmo, pode ultrapassar a casa do 1.500 casos até o final do ano.

De dezembro do ano passado ao início de maio deste ano, A Santa Casa de Estrela d´Oeste registrou 930 pessoas com sintomas da dengue. 90% dessas pessoas possivelmente apresentaram para a doença.

Nesse período, o Hospital chegou a atender mais de 12 mil pessoas, ou seja, toda a população da cidade e ainda metade voltaram ao hospital com sintomas da dengue.

O caso é alarmante em relação aos municípios vizinhos, como Fernandópolis, Jales e outros da região. Fernandópolis registro de janeiro a maio 957 casos confirmados de dengue, cerca de 1,5% da população, enquanto Jales, com população estimada em 50.112 habitantes, apresentou 704 casos positivos, ou seja, 1,4%.

Dolcinópolis, que faz divisa com Estrela d´Oeste, tem apenas 26 casos positivos, enquanto São João das Duas Pontes possui 81 casos.

Em algumas repartições públicas, funcionários estão levando repelente de casa para evitarem ser picado pelo mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

A Prefeitura diz que está fazendo os bloqueios, mas o trabalho não está sendo suficiente, mesmo pelo número de agentes em relação aos números exorbitantes de casos. A possibilidade de falta de gestão pública do prefeito Barão, poderia ter evitado tantos casos positivos.

Para especialistas, os casos de dengue podem ser ainda maiores, já que muitos não estão procurando ajuda da Saúde, para não serem contaminados pelo covid-19. Isso é o retrato em muitas cidades do estado.

No êxito da rodovia Euclides da Cunha, Estrela d´oeste só perderia para o para Votuporanga que registrou 8.761 casos positivos de janeiro a maio.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com