Quarta, 24 de Abril de 2024

SAE e Caps II discutem o I Fórum de Redução de Danos

Evento será realizado dia 10 de setembro no Centro de Convenções e abordará questões associadas às drogas não norteadas necessariamente pela abstinência
23/07/2014 as 00:00 | Votuporanga | Da Redaçao
O SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e Caps II (Centro de Atenção Psicossocial), ambos serviços da Secretaria Municipal de Saúde de Votuporanga, realizam no dia 10 de setembro o I Fórum de Redução de Danos Ampliando a Discussão.

Uma reunião entre gerentes e representantes destes serviços discutiu alguns detalhes do evento que será realizado no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” e contará com aproximadamente 300 convidados de toda a região.

A Redução de Danos (RD) é uma perspectiva para lidar com as questões associadas ao uso de drogas. Em meio aos diversos programas e perspectivas que, de forma hegemônica, apesar de ineficazes, se norteiam na abstinência do usuário de álcool e outras drogas, a Redução de Danos vem se destacando desde o seu surgimento por lidar de forma objetiva, concreta, respeitosa e pragmática com os problemas associados ao uso de drogas nos mais diversos contextos.

A RD inova ao não nortear suas ações num idealismo inatingível e não foca necessariamente a abstinência. De acordo com a coordenadora do Programa DST/ Aids em Votuporanga, Léa Bagnola, a Redução de Danos considera o aspecto realista da situação. “por não ter suas ações focadas em apenas um objetivo, as diferentes ações de RD são pensadas de forma diferente em diferentes contextos e devem ser constantemente avaliadas para ter resultados satisfatórios”, esclarece Léa.

Para o gerente do Caps II, Reinaldo Antônio de Carvalho, o diálogo e respeito aos usuários são as bases para que a Redução de Danos seja efetiva. “As ações são pensadas a partir de um diálogo e construção conjunta com os usuários, tentando entender seu contexto e suas demandas. A meta é atingir os objetivos a partir de um diálogo, respeitando as possibilidades, vontades e limites dos usuários, tentando implicá-lo no processo”, complementa Carvalho.



PROGRAMAÇÃO I FÓRUM REDUÇÃO DE DANOS AMPLIANDO A DISCUSSÃO

10/09/2014

7h30 Recepção e entrega de material e certificação

8h Abertura

*Drª Fabiana Parma - Secretária de Saúde

8h30 Contextualização do território

*Lea Cristina Bagnola - Coordenação Municipal DST/Aids – SAE Votuporanga

*Reinaldo Antonio de Carvalho - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas

9h30 Intervalo

9h50 Experiências Exitosas na Cracolândia

*Bruno Logan - Psicologo da ONG “É de Lei”

*Roberta Marcondes Costa - Psicóloga da ONG “É de Lei”

11h30 Mesa Redonda - Era Redução de Danos e não Sabia

*Palestrantes

*Mediador
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com